Em nosso blog, já falamos sobre a importância do acondicionamento de resíduos para os grandes geradores. Com um bom acondicionamento, a empresa consegue manter a limpeza das áreas de operação, além de garantir um processo de coleta rápido e sem perda de material.

Por sua vez, o abrigo de resíduos é uma infraestrutura que pode facilitar o acondicionamento e garantir que as melhores práticas de gestão sejam colocadas em ação na sua empresa. Além de contribuir com a gestão de resíduos, o abrigo é um equipamento fundamental para as empresas que querem reduzir suas despesas operacionais, já que ele permite uma sensível redução dos custos com coleta.

Para entender como essa infraestrutura é importante para uma gestão de resíduos estratégica, siga com a leitura!

O que é um abrigo de resíduos?

O abrigo de resíduos é uma estrutura de alvenaria localizada nas dependências da empresa que se dedica, exclusivamente, ao armazenamento de resíduos. Geralmente, são projetados com área entre 2 m² e 10 m², dependendo do tamanho da empresa geradora. Para facilitar a limpeza, é indicado que as paredes sejam revestidas com material cerâmico.

A fim de otimizar a coleta de lixo, os abrigos são projetados para ter fácil acesso à rua. Para empresas de pequeno e médio porte, o ideal é que a transportadora consiga acessar o abrigo sem ter a necessidade de entrar no estabelecimento. No caso de empresas com um alto volume de geração de resíduos, deve ser possível acessar o abrigo do pátio de manobras, onde o caminhão da transportadora poderá estacionar e manobrar.

Quais as vantagens de ter um abrigo de resíduos?

A principal vantagem de ter um abrigo de resíduos é poder organizar melhor a gestão da geração de lixo da empresa. Com um local destinado exclusivamente para o armazenamento de materiais descartados, não há necessidade de manter os recipientes de acondicionamento em pátios externos, lavanderias e demais áreas utilizadas por funcionários e clientes. Além da inegável vantagem na gestão da empresa, o abrigo de resíduos pode fazer uma diferença expressiva nos gastos com coleta.

Como o abrigo de resíduos ajuda a reduzir os custos na coleta?

Redução do número de coletas

Sem um abrigo, as empresas precisam acionar o serviço de coleta diversas vezes na semana, caso contrário o acúmulo de lixo pode comprometer a realização das atividades do estabelecimento.

Com um espaço destinado exclusivamente ao armazenamento de resíduos, é possível manter o lixo devidamente acondicionado esperando acumular os resíduos para, só então, solicitar à transportadora que venha retirar o material.

Essa prática reduz a frequências de viagens do caminhão de coleta até a empresa. Com a redução no número de viagens, o valor cobrado pela prestação do serviço será menor, trazendo economia para o negócio.

Possibilidade de inclusão nas rotas das transportadoras

Outra vantagem de ter um abrigo de resíduos na empresa é a conveniência de deixar as chaves de acesso do abrigo com a transportadora. Assim, ela pode encaixar o estabelecimento em sua rota de coleta mesmo que os funcionários do empreendimento não estejam em horário de trabalho.

Estando na rota de estabelecimentos próximos, todos saem ganhando, afinal, a transportadora poderá, com uma única viagem, atender diversos clientes — o que barateia o custo do frete para todos.

Preservação das características físicas dos resíduos recicláveis

Para as empresas que têm interesse em comercializar os materiais recicláveis descartados, o abrigo de resíduos é indispensável para um lucro ainda maior. Além de acomodar os recipientes necessários para a segregação de resíduos, o abrigo evita que o material fique exposto à ação do tempo.

Dessa forma, é possível garantir que todo o material possa, de fato, ser reutilizado pelas plantas de reprocessamento de resíduos. Ou seja, além de trazer benefícios financeiros para sua empresa, o abrigo de resíduos evita que materiais com potencialidade de serem reaproveitados acabem indo parar nos aterros sanitários.

Apesar das inúmeras vantagens de um abrigo de resíduos, muitos imóveis comerciais ainda são construídos sem essa infraestrutura, o que pode trazer enorme transtorno para a futura empresa a se estabelecer no local.

Esse mesmo problema é frequente em estabelecimentos comerciais localizados em imóveis antigos, sobretudo residências adaptadas para receber atividades comerciais — situação comum em São Paulo, por exemplo. Entretanto, diante da possibilidade de redução dos custos operacionais, vale a pena adaptar o imóvel para a instalação de um abrigo de resíduos, principalmente se a empresa for uma grande geradora.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Para receber outros conteúdos relevantes como este, assine nossa newsletter e não perca nenhuma atualização!

1
Olá!
Como posso ajudar?
Powered by