Quem trabalha com gestão de resíduos sabe que o acondicionamento realizado de forma correta, é indispensável para a manutenção e a limpeza das áreas de descarte do lixo.

Conhecer as características dos equipamentos e veículos utilizados nos serviços de coleta,          faz-se necessário para que a gestão de resíduos possa ser planejada de forma estratégica, observando as áreas de descarte para o acondicionamento temporário,  afim de garantir a salubridade da empresa.

Pensando nisso, no texto abaixo, explicamos algumas possibilidades que a Translix utiliza de equipamentos e alguns tipos de veículos da sua frota de acordo com as necessidades de cada empresa. Continue a leitura e saiba mais!

Equipamentos para acondicionamento de resíduos

Os equipamentos utilizados para o acondicionamento de resíduos devem ser instalados na empresa, com o objetivo de garantir a preservação dos resíduos durante o armazenamento e o transporte.

Caçamba brooks

As caçambas brooks são caixas estacionárias que suportam cargas pesadas, por isso são muito utilizadas na construção civil. Seu uso também é indicado para acondicionamento de resíduos orgânicos e industriais, sobretudo para empresas que geram volumes elevados de resíduos.

Big bags

As big bags são sacos confeccionados em tecido reciclável de polipropileno utilizadas para o acondicionamento de resíduos granulares ou em pó. Por ser impermeável, elas também são frequentemente empregadas para acondicionamento de resíduos tóxicos, como resíduo hospitalar.

Tambores metálicos

Os tambores metálicos são recomendados para o acondicionamento de resíduos perigosos, como resíduos hospitalar e radioativo, ou perfurocortantes, como vidros e metais.

Bombonas plásticas

As bombonas plásticas são utilizadas para transporte de resíduos líquidos, inclusive os classificados como perigosos, como óleos e graxas.

Caçamba Roll On-Off

Por terem dimensões amplas, as caçambas roll on-off são muito utilizadas nas Áreas de Transbordo e Triagem (ATT) para o encaminhamento de resíduos oriundos de diversos geradores para as áreas de disposição final. Entretanto, em empresas geradoras de grande volume de resíduo, esse tipo de caçamba pode ser utilizada como caixa estacionária.

Compacteiner

O campacteiner é um equipamento utilizado para compactar resíduos. A compactação permite que um volume maior de lixo seja acondicionado em um único recipiente. Esse equipamento é muito utilizado para a compactação de resíduos orgânicos, sobretudo em áreas onde há grande geração desse tipo de lixo, como shopping centers.

Contêiner plástico e contêiner metálico

Esses contêineres são frequentemente utilizados em condomínios residenciais e espaços públicos, como universidades e parques, para o acondicionamento de resíduos comuns. Geralmente, possuem rodízios, que facilitam a movimentação.

Veículos utilizados na coleta de resíduos

Os veículos utilizados em coleta são projetados para transportar modelos específicos de caçambas e contêineres. Por isso, a escolha do equipamento que será utilizado para o acondicionamento de resíduos depende do tipo de veículo empregado no transporte. A frota da Translix é composta pelos modelos de veículos que seguem:

Caminhão Poliguindaste

Os caminhões poliguindastes são utilizados no transporte de caixas brooks e suportam cargas pesadas, como caçambas repletas de material de construção. Porém, para fazer uso rotineiro desse modelo de veículo, é preciso que a empresa disponha de área livre para que o caminhão faça a carga e descarga das caixas.

Caminhão Guindauto (Munck e com carroceria)

Possui a carroceria aberta e um braço hidráulico de içamento. Esse modelo de caminhão é utilizado para coletas especiais, em que é necessário um equipamento com capacidade para transporte de resíduos de grandes dimensões.

Caminhão Roll On-Off

São caminhões com carroceria projetada para transporte de caçambas roll on-off. O mecanismo de carga e descarga permite que as caçambas, apesar de suas dimensões, sejam descarregadas com facilidade e em tempo reduzido.

Caminhão Compactador

Muito utilizado para coleta de resíduos orgânicos, esse modelo de veículo possui um compactador que, por meio de sistema hidráulico, prensa o resíduo, liberando espaço e permitindo que o caminhão possa coletar e transportar um volume maior de lixo.

Caminhão Sider

Trata-se de um modelo com carroceria fechada e que permite que o baú seja acessado pelos lados e não somente pela traseira, o que reduz o espaço necessário para que o caminhão seja carregado. Outra vantagem desse modelo de veículo é que a carga não fica exposta. Dessa forma, o caminhão sider pode ser utilizado para transporte de resíduos que ainda não foram descaracterizados.

Furgão

Utilizado com mais frequência nas coletas de resíduos recicláveis de baixo volume, de resíduos perigosos – como lâmpadas, baterias, big bags etc.

Carreta Basculante

A carreta basculante é muito utilizada em obras de construção civil, que demandam o descarte de grande quantidade de material. Além disso, esse modelo de veículo é bastante usado para o transporte de resíduos comuns para a disposição final em aterros sanitários.

Como podemos ver, a escolha dos equipamentos de acondicionamento de resíduos e do veículo que será utilizado na coleta deve ser feita em um conjunto, levando em consideração as características do resíduo e do espaço disponível na empresa.

Por isso é importante contar sempre com os serviços de transportadoras como a Translix, que trabalham com uma ampla variedade de equipamentos para atender as necessidades específicas de cada cliente. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções em coleta e gestão de resíduos!

1
Olá!
Como posso ajudar?
Powered by