A rotina de um escritório pode facilmente nos dar a sensação de estarmos vivendo em uma realidade distinta do mundo real.
Janelas fechadas, ar-condicionado ligado e horas e mais horas diante do computador criam um ambiente no qual prazos, planilhas e contratos tornam-se o centro de todas as atenções. De forma que, muitas vezes, a necessidade de reduzir o lixo que produzimos passa longe das listas de tarefas do dia.
Entretanto, sabemos que essa sensação não passa de uma impressão. Ao término do dia, voltamos para o ar quente da cidade, o barulho das pessoas andando nas ruas e os problemas ambientais e urbanos com os quais precisamos conviver. Ainda que pareça ser inofensiva para o meio ambiente, a maneira como agimos dentro do escritório também é responsável por aumentar a montanha de lixo que despejamos na natureza.
Nesse sentido, além de ser fundamental para o meio ambiente, reduzir e tratar o lixo no ambiente de trabalho ajuda a criar espaços mais saudáveis, que melhoram, inclusive, a produtividade. Para ter um escritório com menos lixo, dê uma olhada nestas 6 dicas valiosas que separamos para você!
1- Trabalhe com arquivos digitalizados
Cada vez mais empresas estão substituindo o uso de materiais impressos por arquivos digitais. Além de ser uma opção mais econômica, o uso desses formatos ajuda a reduzir o lixo no escritório, diminuindo a demanda por papel e contribuindo com a preservação das florestas.
Hoje em dia, mesmo arquivos que precisam ser assinados, como contratos, podem ser mantidos em formato digital desde que sejam utilizadas assinaturas eletrônicas que funcionam por meio de criptografia.
2- Mantenha sua mesa organizada
Em uma mesa desorganizada, é fácil perder materiais de escritórios como canetas, lápis, documentos, clipes, etc. A perda constante desses objetos gera uma demanda por novos materiais, aumentando os custos operacionais da empresa e a quantidade de recursos que poderiam ser poupados.
Uma forma de reduzir o lixo é, justamente, evitando a aquisição de produtos desnecessários. Logo, manter a mesa organizada é uma excelente estratégia para evitar a perda de objetos e favorecer a utilização consciente dos materiais.
3- Reutilize papéis impressos como rascunho
Papéis que não foram impressos frente e verso podem ser reutilizados como rascunho. Uma ideia é encadernar pequenos montes de papéis usados e que seriam descartados para produzir blocos de rascunho que podem ser utilizados pelos funcionários para fazer anotações, acompanhar reuniões, etc.
4- Não deixe os materiais de escritório à disposição dos funcionários
Uma boa forma de reduzir o lixo gerado no escritório é limitando o acesso dos colaboradores aos materiais de papelaria. Opte por armazenar canetas, borrachas, pastas, clipes, entre outros, em um armário fechado, cujo acesso seja restrito a um funcionário administrativo. Limitar o acesso dos colaboradores a esses materiais impede o uso indiscriminado de recursos e a geração de lixo.
5- Estabeleça uma cota de impressão
As cotas de impressão não são medidas muitos apreciadas pelos colaboradores. Entretanto, elas podem ser uma forma eficiente de evitar a impressão desnecessária de documentos. O objetivo não é inviabilizar o trabalho deles, porém incentivar o cuidado ao optar pela impressão de arquivos — contribuindo, por exemplo, para a revisão do documento antes de enviá-lo para a impressora — e evitar retrabalho.
6- Tenha lixeiras adequadas para cada tipo de lixo
O modo mais eficiente de tratar o lixo dentro do escritório é enviar os resíduos para a reciclagem. Dessa forma, o que seria simplesmente descartado em aterros sanitários pode ser recuperado pela indústria e reinserido no processo produtivo como matéria-prima.
Contudo, para viabilizar a reciclagem dos resíduos gerados no escritório, alguns cuidados são necessários. Por exemplo, é indispensável o uso de lixeiras adequadas para cada tipo de resíduo, evitando que alimentos e produtos orgânicos sejam misturados com materiais recicláveis.
Aliás, ao optar pela reciclagem, é preciso despertar a consciência dos funcionários para os cuidados necessários na hora de realizar o descarte. Hábitos como jogar copinhos com resto de café em lixeiras destinadas a resíduos recicláveis secos ou amassar papéis antes de descartá-los precisam ser deixados de lado para não inviabilizar a reciclagem desses materiais.
Bônus — Contrate uma empresa de coleta seletiva para reduzir o lixo gerado no seu escritório!
Para garantir a otimização do lixo pela reciclagem, vale a pena contratar uma empresa de coleta seletiva. A Translix é uma das poucas empresas que tem central de reciclagem própria, a qual é capaz de trabalhar em toda a cadeia produtiva dos resíduos: diagnóstico, projeto, coleta, reciclagem, descaracterização, tratamento e destinação final.
Por controlar todas as etapas do processo de coleta seletiva, triagem e reciclagem dos diversos tipos de resíduos, garantimos o melhor tratamento e a valorização na recuperação dos materiais, dando a destinação adequada e minimizando o impacto ambiental.
Esse tipo de serviço permite que sua empresa transforme o lixo do escritório em matéria-prima que será reaproveitada. Com isso, ela torna-se capaz de engajar as pessoas em uma cadeia de sustentabilidade que agrega valor à sua corporação, trazer consciência ambiental aos colaboradores e reduzir o lixo.
Entre em contato com a gente e conheça mais sobre as soluções que temos para oferecer!