Diante das oscilações financeiras do mercado e do aumento da competitividade, pensar em formas de otimizar os lucros é sempre uma boa alternativa. Ao contrário do que muita gente pensa, para aumentar os lucros de um negócio não é preciso pensar em soluções comerciais complexas. Mudanças de gestão bastante simples, como evitar o desperdício em restaurantes, podem trazer excelentes resultados.
De acordo com uma matéria publica no portal de notícias G1, por meio da redução do desperdício em restaurantes, estabelecimentos comerciais conseguiram reduzir em até 30% a quantidade de matérias utilizadas no preparado e alcançar um aumento dos lucros de até 15%.
Para conseguir resultados como esse, siga com a leitura e descubra soluções simples e práticas para começar a economizar já!
Por que é importante reduzir o desperdício em restaurantes?
Restaurantes lidam com um tipo de produto bastante delicado: alimentos frescos. Por serem altamente perecíveis, esses alimentos precisam ser consumidos em um curto período de tempo — o que é um desafio para os empreendedores. A dificuldade de dimensionar bem porções e adequar o cardápio e as compras acaba convertendo-se em desperdício de matéria-prima e aumento dos gastos operacionais.
Contudo, a fim de reduzir o desperdício em restaurantes, não é necessário promover mudanças drásticas, como a retirada de produtos do cardápio. Um ótimo caminho pode ser promover diversas mudanças sutis que não alterem a qualidade do serviço oferecido ao cliente. Por sua vez, essas mudanças podem ser orientadas por uma gestão de resíduos eficiente.
Como reduzir o desperdício?
Observe o lixo descartado
O primeiro passo para reduzir o desperdício sem afetar a qualidade do serviço prestado ao cliente é observar o lixo do seu restaurante. A partir dele, é possível identificar os alimentos que o seu público consumidor não aceita.
Distinguindo esses ingredientes, basta remodelar o cardápio para agradar a clientela ou, até mesmo, repensar as receitas utilizadas. No caso dos restaurantes à la carte, a observação dos restos que os clientes deixam nos pratos serve como informação para redimensionar as porções servidas quando sobras frequentes são constatadas.
Ofereça diferentes tamanhos de porções
Para estabelecimentos à la carte, bares ou lanchonetes, uma alternativa para evitar o desperdício é oferecer diferentes tamanhos de porções no menu. Assim, o cliente pode escolher as quantidades adequadas ao seu apetite, reduzindo o descarte de alimentos.
Evite manter geladeiras e freezers muito cheios
Geladeiras e freezers muitos cheios não possuem a mesma capacidade de conservação. Isso acontece porque o ar gelado não consegue circular entre os produtos, impedindo que o equipamento trabalhe na temperatura adequada. Esse descuído pode comprometer a qualidade dos produtos alimentícios servidos.
Para evitar esse tipo de desperdício em restaurantes, evite sobrecarregar o freezer, fazendo compras adequadas à capacidade de armazenamento da cozinha. Outra dica é fazer compras com mais frequência. Dessa forma, é possível comprar de acordo com as demandas reais do estabelecimento e evitar aquisições em excesso.
Reaproveite os alimentos
Em vez de descartar os restos de alimento, procure reaproveitá-los em novas receitas. Por exemplo, sobras de arroz podem virar bolinhos, carne de panela pode ser transformada em carne louca, etc.
Para isso, é preciso realizar o manejo adequado das refeições. Em restaurantes que usam o modelo de buffet, é preciso considerar que as comidas depositadas no réchaud precisam ser descartadas quando não utilizadas. Afinal, o fluxo de pessoas pode contaminar o alimento, inviabilizando seu uso posterior.
Para evitar a perda de grande quantidade de comida, complete os réchauds pouco a pouco, dosando a quantidade de acordo com o fluxo de clientes. Com isso, é possível poupar a comida já preparada armazenada na cozinha para novos tipos de preparo.
Fique atento para a conscientização dos funcionários
A cooperação dos funcionários é essencial para evitar desperdício em restaurantes. Para conseguir engajamento deles, estabeleça metas coletivas, incentive o trabalho em equipe e deixe claro os objetivos de redução de desperdício.
Assuma um compromisso com o meio ambiente
A redução do desperdício em restaurantes é benéfica não só para a saúde financeira do estabelecimento. Reduzir a quantidade de lixo é um compromisso ambiental que deve ser responsabilidade de todos. Nesse sentido, assumindo uma postura ambiental consciente, seu restaurante pode ainda atrair a atenção de novos clientes interessados em empresas sustentáveis — o que tem sido uma tendência cada vez mais forte.
Com essas dicas simples e fáceis de serem aplicadas seu restaurante, você conseguirá empregar uma gestão de resíduos bem mais eficiente. Então, não perca mais tempo! Comece já a reduzir o desperdício para economizar e aumentar os lucros do seu negócio!
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