A contratação de uma empresa de coleta de lixo, é uma tarefa indispensável para qualquer grande gerador de resíduo. Mas, apesar de sua importância, nem sempre o gestor de empresas sabe o que deve ser levado em consideração para que essa escolha seja feita da forma mais adequada.
Para ajudar na tomada de decisão de líderes e gestores, neste texto vamos falar sobre alguns aspectos que precisam ser levados em consideração antes de fazer a contratação da empresa de coleta de lixo. Então, siga com a leitura e fique por dentro dos detalhes que diferenciam uma empresa de coleta e contribuem para um melhor serviço prestado!
Por que se preocupar com a contratação da empresa de coleta de lixo?
Antes de fazer a escolha da empresa de coleta de lixo que vai prestar serviços para o seu empreendimento, é preciso compreender a relevância do papel desempenhado por ela para toda a cadeia produtiva do seu negócio.
Nas últimas décadas, com o fortalecimento da legislação ambiental e a crescente pressão da sociedade civil, as empresas passaram a perceber como a adoção de práticas ambientalmente responsáveis é relevante para o sucesso das marcas.
A gestão ambientalmente adequada de resíduos, possui uma das maneiras mais eficientes de redução do impacto ambiental gerado por uma empresa. Logo, a forma como a coleta, a destinação e o tratamento desse material são realizados devem estar de acordo com os valores dela.
Nesse sentido, as empresas de coleta de lixo como a Translix passaram a ter uma relevância estratégica para as marcas, uma vez que garantem o encerramento do ciclo de vida dos produtos de forma ética e ambientalmente adequada.
Quais documentos a empresa de coleta de lixo deve apresentar?
Abaixo, listamos os principais documentos a serem verificados antes de assinar o contrato de prestação de serviço com uma empresa de coleta de lixo.
Alvará de funcionamento
Licença emitida pela prefeitura que autoriza o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviço dentro dos limites do município.
Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)
Documentação emitida pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, atestando que as instalações da empresa atendem aos requisitos obrigatórios de segurança.
Licença de Operação (LO)
A licença de operação é emitida pelo órgão ambiental estadual — que no caso do estado de São Paulo é a CETESB — após o processo de licenciamento ambiental. A LO é obrigatória para empresas de coleta de lixo, uma vez que as atividades realizadas por elas apresentam risco ambiental.
CTF/APP
Trata-se do Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais. As empresas que atuam com coleta, transporte e armazenamento de resíduos devem fazer sua inscrição no IBAMA para poderem prestar serviços.
Autorização do órgão municipal responsável pela limpeza urbana
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe ao município estabelecer as regras para a atuação das empresas de prestação de serviços privados de transporte de resíduos. Portanto, antes de contratar uma empresa de coleta de lixo, é preciso verificar se ela possui autorização do órgão municipal.
Em São Paulo, o órgão responsável por essa fiscalização é a AMLURB. Assim sendo, antes de contratar uma empresa de coleta de lixo na cidade, é preciso verificar se ela tem cadastro na AMLURB e se está autorizada a prestar serviços.
Qual é a empresa certa para o tipo de resíduo gerado pelo meu negócio?
Outro ponto importante a ser observado antes da contratação de coleta de lixo, é estar atento se a empresa prestadora do serviço possui a infraestrutura necessária, oferecendo o tratamento ambientalmente adequado para o tipo de resíduo gerado pelo seu negócio.
Cada tipo de resíduo requer um tratamento próprio e, muitas vezes, este está condicionado a autorizações e regras específicas. Por exemplo, o transporte de resíduos perigosos deve ser realizado em veículos especiais que atendam às normas da NBR 13.221 da ABNT e da Resolução nº 5232 da ANTT. Ou seja, antes de contratar uma empresa de coleta de lixo, é preciso verificar se a infraestrutura e os equipamentos atendem às necessidades do tipo de serviço que será realizado.
Disponibilidade de áreas de transbordo e triagem (ATT), e áreas de armazenamento de resíduos também pode ser um diferencial que tornará a gestão de resíduos da sua empresa mais eficiente, por isso também deve ser levada em consideração. Os clientes da Translix, por exemplo, podem contar com o uso da nossa ATT, o que ajuda na redução dos custos de transporte e torna a gestão de resíduos mais eficiente.
Para evitar problemas, uma solução é iniciar o processo de contratação de uma empresa especializada para a coleta dos resíduos, elaboração de um plano de gestão dos materiais, realizando o levantamento das necessidades da empresa, e observância na legislação. Vale ressaltar que, além de oferecer serviços de coleta, a Translix também atua prestando consultoria ambiental para empresas que querem organizar esse plano de gestão de resíduos.
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