Um dos aspectos mais importantes da gestão de resíduos de uma empresa, é a escolha dos recipientes adequados para o acondicionamento.

Quando feita de forma correta, a definição da caixa coletora pode beneficiar todo o processo produtivo da empresa e garantir uma rotina mais organizada e sem imprevistos.

Para escolher a caixa coletora, é preciso ficar atento a diversos fatores, como a quantidade de resíduos gerados pela sua empresa, o espaço disponível para armazenamento deles, se há espaço para manobras do caminhão de coleta, etc.

Então, a fim de identificar qual caixa coletora é a mais adequada para o seu estabelecimento, continue com a leitura!

Entenda a legislação vigente e saiba por que a escolha da caixa coletora pode fazer toda a diferença

A caixa coletora de resíduos deve atender as demandas da sua empresa, além disso, ela deve se encaixar nos critérios estabelecidos pela legislação do seu município. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, grandes geradores de resíduos devem contratar serviços de coleta privado, não podendo utilizar os serviços públicos contratados pela prefeitura para realização da coleta residencial.

Por sua vez, apesar de serem realizados de forma privada, esses serviços de coletas devem seguir as regras estabelecidas pelos Planos Municipais de gestão de resíduos. A classificação do volume de resíduos produzidos diariamente, que caracteriza o grande gerador varia de município para município, bem como as regras para a coleta privada. Caso seu estabelecimento se enquadre na definição de grande gerador do seu município, é preciso ficar atento às exigências estabelecidas pela prefeitura para o uso de caixa coletora em vias públicas.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, os geradores de resíduos devem disponibilizar suas caixas para coleta nas vias públicas, respeitando horários específicos e garantindo que o recipiente não obstrua calçadas e vias. Logo, a localização do seu estabelecimento e do espaço disponível para a manobra do caminhão de coleta, podem interferir na escolha da caixa coletora ideal para o seu negócio.

Conheça os principais tipos de caixas coletoras estacionárias

Os principais tipos de caixas coletoras estacionárias, disponíveis no Brasil para coleta de resíduos de grandes geradores são: as caixas brooks e as caixas rollon-off. Por serem estacionárias, é preciso planejar as áreas que serão acondicionadas e verificar se a escolha não fere a legislação municipal.

Caixas brooks

As caixas brooks são transportadas por caminhões poliguindastes, e muito utilizadas para o acondicionamento e transporte de resíduos de construção civil. Contudo, também podem ser usadas para resíduos orgânicos e industriais.

Caixas rollon-off

São equipamentos capazes de armazenar uma grande quantidade de resíduos, alguns modelos contam com sistema de compactação. As caixas rollon-off são muito utilizadas em estações de transferência para a realização do transporte para as áreas de disposição final dos resíduos.

O uso desse tipo de caixa coletora requer bastante espaço disponível, tanto para o acondicionamento quanto para a manobra do caminhão, sendo mais indicado para áreas de grandes projetos de construção civil, indústrias, etc.

Escolha a caixa coletora que mais adequa às necessidades da sua empresa

Para escolher o equipamento ideal para o seu estabelecimento, é preciso considerar a demanda de espaço para acondicionamento de resíduos, bem como os tipos de resíduos gerados pelo seu negócio. Uma dica para fazer a escolha adequada, é contar com a ajuda de uma empresa da área de coleta e transporte de resíduos.

Entre os serviços oferecidos pela Translix, está a consultoria a empresas dos mais variados setores, para elaboração do plano de gerenciamento de resíduos, contando com um atendimento especializado e direcionado para as atividades da sua empresa, fazendo toda a diferença na hora de planejar a gestão de resíduos.

Nesse sentido, ter um processo de acondicionamento e descarte organizado é fundamental para assegurar as práticas sustentáveis da companhia e ajudar a manter a empresa eficiente e produtiva.

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre as soluções que temos para você!

1
×
Olá!
Como posso ajudar?