Diante da atual crise ambiental, que afeta não somente a natureza mas também a sociedade como um todo, o desenvolvimento sustentável apresenta-se não apenas como um modismo, mas sim como uma necessidade.

Uma das faces mais preocupantes dessa crise é a intensificação da produção de lixo. Nesse sentido, buscar alternativas como a coleta seletiva para minimizar a geração de resíduos é uma forma de tornar o seu negócio mais sustentável.

Conforme você verá neste post, além de ser benéfica ao meio ambiente, a coleta seletiva oferece muitas vantagens para as empresas que a colocam em prática. Então, siga com a leitura e acompanhe passo a passo como empregar a coleta seletiva em seu negócio!

Quais são as vantagens da coleta seletiva?

Redução do impacto ambiental

Até mesmo as pequenas empresas geram impactos ambientais. Logo, repensar práticas e hábitos, procurando formas de reduzir o efeito de nossas ações no meio ambiente, é um passo muito importante para o desenvolvimento sustentável do negócio.

Só por empregar a coleta seletiva, a empresa já consegue reduzir boa parte dos resíduos que seriam encaminhados para aterros sanitários, dando oportunidade para o reuso e a reciclagem de parte desse material.

Diferencial para o negócio e atração de clientes

Por sua relevância, a sustentabilidade é um tema que vem atraindo cada vez mais pessoas. A formação de um público consciente e crítico serve como motivação para empresas de todos os setores investirem em uma postura eco-friendly. Assim sendo, a coleta seletiva passa a ser um item indispensável nesse modelo de empresa.

Dessa maneira, ela pode ajudar seu negócio a se posicionar como uma marca ambientalmente responsável, e conquistar a confiança do público e a fidelizar clientes que estão cada vez mais exigentes.

Ambiente mais limpo e organizado

Ao adotar a coleta seletiva, será necessário que sua equipe faça a separação do lixo produzido. Esse cuidado ajudará a tornar o ambiente de trabalho mais limpo e organizado.

Quando a empresa não se preocupa com a coleta seletiva, é comum que os mais variados tipos de resíduos sejam misturados na hora do descarte. Essa prática costuma ser responsável por gerar maus odores e dificultar o manuseio do lixo.

Ao fazer a segregação de resíduos, separando os materiais a serem descartados de acordo com suas características físicas, o manuseio torna-se mais prático, o que facilita o trabalho da equipe e ainda deixa o ambiente de trabalho mais agradável.

Como empregar a coleta seletiva na sua empresa?

Faça a segregação dos resíduos

O primeiro passo para fazer a coleta seletiva é empregar a segregação dos resíduos na rotina da empresa. Existem diversas formas de separar os resíduos para a coleta. O mais básico deles é organizá-los entre secos, úmidos, recicláveis e orgânicos.

Outra maneira eficiente de segregar os resíduos é instalando lixeiras de acordo com o código de cores do CONAMA. Essas lixeiras são especialmente úteis em áreas de circulação de clientes, já que, por meio do código de cores, fica mais fácil identificar onde descartar cada tipo de material.

Disponha lixeiras próximas às áreas de geração de resíduos

Garanta que as lixeiras estejam posicionadas próximas às áreas nas quais os resíduos são gerados, facilitando o descarte correto. Por exemplo, em estabelecimentos comerciais que servem petiscos e refeições, é preciso instalar as lixeiras na cozinha e nas áreas de circulação de clientes. Com isso, restos de comida e recicláveis, como embalagens de alimento e latas de bebida, poderão ser depositados na lixeira correta com facilidade, evitando que diferentes resíduos sejam misturados.

Contrate uma empresa de coleta seletiva

O passo mais importante a ser dado por estabelecimentos comerciais que querem empregar a coleta seletiva é escolher uma empresa de coleta de lixo que atue nesse setor. Nem todas as empresas coletoras de lixo contam com infraestrutura para encaminhar os materiais coletados para usinas de reciclagem. Portanto, é importante estar atento à empresa contratada para realizar esse serviço.

A Translix é uma empresa de coleta que dispõe de toda a infraestrutura necessária para realizar a coleta seletiva, oferecendo soluções para reciclagem, compostagem, descarte de óleos e de resíduos perigosos, como baterias e pilhas, entre outros. Além do mais, ela tem como objetivo dar a cada tipo de resíduo a melhor destinação possível do ponto de vista ambiental, seguindo as melhores práticas e garantindo a sustentabilidade do seu negócio.

Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2591-3900!

1
×
Olá!
Como posso ajudar?