Construtoras e empreiteiras sabem o quanto a busca pelo parceiro ideal para a realização do descarte de resíduo da construção civil, é uma etapa relevante em qualquer tipo de obra.

Mais do que uma questão de consciência ambiental, o descarte desse tipo de material deve ser realizado seguindo uma rigorosa legislação ambiental, caso contrário, a obra pode até mesmo ser embargada.

Portanto, para que as equipes consigam cumprir seu cronograma, é imprescindível contar com uma empresa que tenha conhecimento e experiência para oferecer as melhores soluções de coleta, triagem, reciclagem e descarte de resíduo da construção civil.

Graças às alternativas oferecidas aos seus clientes, a Translix vem se destacando na gestão desse tipo de resíduo ao longo de sua trajetória. Neste texto, vamos mostrar quais são os diferenciais oferecidos pela Translix, para o descarte de resíduo da construção civil e como a empresa têm ajudado construtoras a reduzir em até 25% o custo de suas obras. Continue a leitura e confira!

Atenção às regras e normas estipuladas pela legislação vigente

Como já falamos em outras publicações do blog da Translix, o descarte de qualquer tipo de resíduo realizado no país deve seguir as regras estipuladas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010. Entretanto, além de seguir a mencionada lei, a gestão de resíduos da construção civil também deve ficar atenta às normas definidas pela Resolução Nº 307/2002 do CONAMA e cadastro de grande gerador junto à AMLURB.

Para entendermos a relevância dessas normativas, basta pensarmos na quantidade de resíduo gerada em qualquer atividade do setor, desde a construção de obras de infraestrutura urbana até pequenas reformas residenciais. De acordo com estimativa da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição (Abrecon), entre 51% e 70% dos resíduos sólidos urbanos coletados são provenientes da construção civil.

Um dos diferenciais do serviço oferecido pela Translix, consiste justamente na observação criteriosa da legislação como forma de garantir ao cliente uma gestão de resíduos segura e sustentável. Tanto que a empresa está capacitada a dar suporte, e atender aos requisitos da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma certificação internacional que reconhece obras realizadas seguindo parâmetros de sustentabilidade e eficiência energética.

Descarte de resíduos da construção civil de acordo com sua classificação

Além do alto volume, é preciso considerar a complexidade dos resíduos gerados pela construção civil, que envolvem desde resíduos orgânicos até materiais inertes, como areia, pedrisco e diferentes tipos de minerais. Os resíduos de construção civil são classificados em quatro diferentes classes:

– Classe A: resíduos inertes, formados por restos de argamassa, concreto, pedaços de revestimentos cerâmicos, porcelanas, telhas, etc.;

– Classe B: resíduos recicláveis, como embalagens plásticas, canos de PVC, vidros, madeiras, metais, papel, entre outros;

– Classe C: resíduos que não podem ser reciclados por falta de tecnologia ou pela inviabilidade econômica, como espumas expansivas e isopores;

– Classe D: resíduos classificados como perigosos, como solventes, resíduos de tintas, graxas e óleos.

O trabalho de descarte de resíduo da construção civil, requer que a empresa responsável fique atenta, principalmente, à segregação desses materiais para que cada classe de resíduo possa receber o tratamento e a destinação adequados.

Quando possível, os resíduos classe B e C devem ser segregados e enviados para reciclagem. No caso dos resíduos classe D, é preciso que, além da legislação sobre tratamento de resíduos sólidos, o gestor considere as normas da Resolução nº 420/2004 da ANTT sobre transporte de resíduos perigosos.

Quanto aos resíduos classe A, que representam o maior volume de resíduos gerados em canteiros de obras, é preciso encaminhá-los para reciclagem. Por sua vez, esta se dá por meio de trituração, que tem como resultado a transformação dos resíduos em areia, pedrisco, brita, etc.

A Translix se destaca por oferecer aos seus clientes soluções práticas e inteligentes, que permitem a segregação dos resíduos, respeitando sua classificação, de forma eficiente e adaptada à realidade de cada canteiro de obras. Para isso, a Translix conta com uma infraestrutura que contempla os equipamentos que seguem.

Área de Transbordo e Triagem para uso exclusivo de clientes

A Translix possui uma Área de Transbordo e Triagem (ATT) com fácil acesso às principais vias da cidade de São Paulo. A área é utilizada exclusivamente pelos clientes da empresa, e conta ainda com infraestrutura para depósito temporário de resíduos.

O uso da ATT permite que as atividades no canteiro de obras possam transcorrer de forma dinâmica, sem acúmulo de resíduos, uma vez que esses materiais podem ser transferidos para a ATT. Ao chegarem ao local, após a realização do processo de triagem, os materiais podem seguir para sua destinação final em conjunto com resíduos oriundos de outros clientes da Translix, reduzindo os custos logísticos do descarte de resíduo da construção civil, e consequentemente impactando de forma positiva, no custo repassado para prestação de serviço a empresa contratante.

Disponibilidade de equipamento britador para trituração do entulho

Outra importante solução oferecida pela Translix é a disponibilidade de equipamento britador, que será utilizado para trituração de resíduos.

A trituração dos resíduos classe A, oferece diversas vantagens como: a diminuição do volume transportado, o que reduz os custos de transporte e de descarte de resíduo da construção civil, e a possibilidade do resíduo ser reutilizado na própria obra, reduzindo o desperdício e o custo da construção.

Como você pôde ver, a infraestrutura oferecida pela Translix garante aos seus clientes soluções estratégicas no descarte de resíduo da construção civil. Dessa forma, as obras conseguem garantir uma atuação sustentável e de baixo custo, melhorando a eficiência administrativa e financeira delas.

Essas são algumas das razões que fazem com que a Translix ofereça as melhores soluções para o setor e siga se destacando como a parceira ideal no descarte de resíduo da construção civil. Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre esse serviço oferecido por nós!

1
Olá!
Como posso ajudar?
Powered by