O trabalho desenvolvido pela Translix é considerado uma referência em disposição e processamento de resíduos. Há 40 anos atuando com coleta, transporte e destinação de resíduos, a empresa foi uma das pioneiras em buscar soluções sustentáveis para o tratamento de lixo no Brasil.

Atualmente, ela oferece soluções ambientalmente adequadas e altamente sofisticadas para os mais diversos tipos de materiais descartados. Para saber com quais resíduos a Translix trabalha e como ela pode auxiliar a sua empresa na gestão de resíduos, siga com a leitura!

1- Resíduos comuns

Os resíduos comuns correspondem ao maior volume de resíduos coletados no país diariamente. Eles são gerados por residências, comércios variados, escritórios, etc.

Entre outros, fazem parte dos resíduos comuns:

– Restos de alimentos;

– Galhos de árvores;

– Folhas secas;

– Embalagens e outros.

Isso significa que uma parcela desse tipo de resíduo é formada por materiais com alto potencial de reciclagem, como plásticos, vidros, papéis, etc.

A Translix possui infraestrutura para fazer disposição e processamento desse tipo de resíduo da forma mais adequada, ou seja, encaminhando materiais recicláveis para usinas de reciclagem e atuando na minimização da quantidade de material destinado aos aterros sanitários.

2- Resíduos perigosos

Boa parte dos resíduos perigosos é gerada por atividades industriais e comerciais, que utilizam produtos químicos nocivos ao meio ambiente e à saúde pública em suas atividades. Entretanto, mesmo as atividades domiciliares são geradoras de resíduos perigosos, como o óleo de cozinha, que pode ser altamente poluente para os cursos de água. Além dele, entre outros, são considerados resíduos perigosos materiais como:

– Lâmpadas usadas;

– Graxas;

– Tintas;

– Ácidos;

– Solventes.

Em virtude dos riscos  de representação destes materiais, sua disposição e processamento devem ser feitas seguindo rigorosamente a legislação ambiental vigente da classificação dos resíduos. O trabalho da Translix com esse tipo de resíduo engloba: o acompanhamento da forma de  acondicionamento, transporte através da utilização de CADRI (seja da empresa ou da transportadora em casos de alguns descartes passivos/esporádicos), e a destinação em empresas licenciadas e habilitadas para o recebimento do resíduo à ser descartado, garantindo a  segurança em todas as etapas deste processo.

3- Resíduos de construção civil

Os resíduos de construção civil são classificados como Resíduos Comuns Inertes. Essa classe de resíduos requer um acompanhamento especial porque, apesar de não serem poluentes, disposição e processamento inadequados deles podem trazer graves prejuízos ambientais.

Por serem inertes, eles não passam por processo de decomposição bioquímico, portanto, uma gestão criteriosa das etapas que vão desde a geração até a destinação final desse tipo de resíduo é fundamental. Além do mais, vale ressaltar que o manejo adequado dos resíduos de construção civil pode contribuir com uma economia de até 25% nos custos da obra.

O trabalho da Translix junto à projetos de construção civil empresarial, atua no sentido de promover redução da geração de resíduos, armazenamento apropriado e disposição em aterro de inertes. Por isso a empresa está capacitada a atender os requisitos da certificação LEED (Green Building), que certifica projetos construtivos sustentáveis.

4- Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE)

O Brasil é um dos maiores produtores de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos do mundo. Em 2014, o país produziu 1,4 milhão de toneladas de REEE no país. Com a rápida obsolescência dos equipamentos eletroeletrônicos, a tendência é que esses números continuem aumentando.

O descarte de REEE representa um grande risco para o meio ambiente, na medida em que os circuitos eletrônicos desses equipamentos são constituídos por substâncias altamente poluentes, como arsênico, bário, berílio, chumbo, entre outras.

O trabalho realizado pela Translix com REEE contempla transporte, armazenagem e descaracterização dos produtos, visando proteger a imagem da marca. Por meio desse trabalho é possível viabilizar a reutilização de diversos componentes para a fabricação de novos produtos, reduzindo a quantidade de rejeitos, e garantir a disposição final adequada dos materiais que não podem ser reutilizados e reciclados.

5- Produtos pós-consumo

A atividade logística responsável pelo retorno dos produtos pós-consumo ao fabricante tem por objetivo garantir disposição e processamento adequados dos resíduos.

A Translix oferece tecnologia e infraestrutura sofisticada para a realização de processos de manufatura reversa de forma eficiente e segura, abrangendo as etapas de coleta, transporte, armazenamento e descaracterização dos produtos.

O trabalho da Translix com esse tipo de resíduo engloba ainda o desenvolvimento de projetos sob medida que contemplem as especificidades de cada empresa.

6- Resíduos infectantes

Em geral, fazem parte dos resíduos infectantes materiais como:

– Agulhas;

– Bolsas de transfusão de sangue;

– Instrumentos cirúrgicos.

Esse tipo de resíduo tem como característica principal o risco de estar contaminado por agentes biológicos. A disposição e processamento desse material deve ser realizada de forma cuidadosa, para evitar contaminação do ambiente e da população.

Para a coleta, o transporte e a destinação final desses resíduos, a Translix disponibiliza infraestrutura adequada, como veículos e equipamentos para acondicionamento que atendam às exigências da legislação.

Ao longo da sua história, a Translix acompanhou muitas mudanças no Brasil e no mundo, como o agravamento dos problemas ambientais; o surgimento de novas leis e regulamentos; e a transformação das características dos resíduos descartados pela sociedade — como o aumento exponencial de resíduos eletroeletrônicos (REEE).

Todas essas transformações exigiram da Translix – dinamismo e proatividade para encontrar as melhores soluções de disposição e processamento dos mais variados tipos de resíduos, sempre em atendimento à legislação e necessidades de preservação do meio ambiente.

É essa experiência que faz da Translix uma referência no mercado. Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela empresa, consulte nosso site ou entre em contato pelo telefone (11) 2591-3900.

 

1
Olá!
Como posso ajudar?
Powered by