A contratação de uma empresa de coleta de lixo é uma das inúmeras preocupações de gestores, empreendedores e empresários. Afinal, é preciso cuidar de todas as etapas do ciclo de vida do produto ou serviço, desde os fornecedores até a destinação final dos resíduos.

Portanto, a escolha de uma empresa de coleta de lixo passa a ser uma etapa importante na gestão de qualquer atividade comercial. Selecionar uma boa empresa é uma forma de garantir boas práticas, mitigar riscos e ainda atuar com eficiência na obtenção de retorno sobre o investimento realizado, com boa imagem e reputação perante o mercado.

Isso porque, ao celebrar um contrato com o parceiro certo, é possível se manter em dia com as obrigações ambientais, evitando futuras dores de cabeça, e se destacar diante de um público cada vez mais exigente.

Neste texto, abordamos o que deve ser levado em consideração ao contratar uma empresa de coleta de lixo. Então, siga com a leitura e entenda quais aspectos precisam ser levados em consideração para celebrar uma parceria de sucesso.

Verifique se a empresa possui autorização para realizar a coleta de lixo

Autorização estadual

Assim como uma série de outras atividades que podem gerar impacto socioambiental, é preciso que a empresa de coleta de lixo obtenha autorização junto ao órgão ambiental estadual para realizar o serviço. De acordo com a Resolução N° 5.232/16 da ANTT, apenas o transporte de resíduos classificados como perigosos precisa passar pelo processo de licenciamento ambiental junto à CETESB.

Mesmo que os resíduos gerados pela sua atividade comercial sejam classificados como comuns, é preciso ficar atento. Os resíduos perigosos são aqueles que oferecem risco à saúde pública e ao meio ambiente. Eles podem ser inflamáveis, corrosivos, reativos, tóxicos e patogênicos. Portanto, resíduos frequentemente encontrados em estabelecimentos comerciais, como equipamentos eletrônicos, pilhas, baterias, óleos e lubrificantes, são sim caracterizados como perigosos.

Nesse ponto, vale ressaltar que a Translix, além de atuar com coleta de resíduos comuns, também possui autorização para coletar e transportar resíduos perigosos. Com um único documento, ela pode regularizar a situação de todos os resíduos gerados pelo seu negócio, ou seja, é possível contratar apenas uma empresa para cuidar de todo o processo.

Autorização municipal

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, compete aos municípios gerir o processo de coleta e destinação de resíduos. Consequentemente, é necessário que a empresa de coleta de lixo se enquadre nas regras específicas de cada cidade.

Em São Paulo, a empresa deve estar cadastrada na AMLURB, como é o caso da Translix. Para realizar o cadastro, a AMLURB exige a apresentação de uma série de documentos comprobatórios da legalidade das atividades da empresa. Assim sendo, consultar o cadastro da prefeitura é uma boa forma de encontrar empresas que cumprem os requisitos mínimos para oferecer o serviço de coleta de lixo.

Confira a destinação dada aos resíduos

De acordo com a Lei Nº 12.305/10, é crime descartar resíduos em áreas não licenciadas. Ocorre que muitos desconhecem que o gerador do resíduo sempre será solidário na responsabilidade pela destinação final. Portanto, o problema não termina com a contratação da empresa de coleta, sendo necessário certificar-se de que os resíduos têm uma destinação correta.

Ser negligente nesse controle pode trazer transtornos impensáveis, pois, além de multas, os crimes ambientais são apenados com reclusão de dois a cinco anos. Nesse sentido, é extremamente importante exigir os comprovantes de destinação dos resíduos gerados pelo seu negócio.

Durante o processo de cadastro na AMLURB, a empresa precisa declarar o lugar onde o resíduo é coletado e depositado. Por essa razão, contratar empresas que já tenham o cadastro oferece muito mais segurança para você. Entretanto, como existem cerca de 100 pontos irregulares de descarte em São Paulo, por precaução, vale a pena checar com a empresa a destinação dada ao material coletado.

Opte por empresas que possuem rastreadores nos veículos de coleta e que permitem o acesso ao cliente. Com isso, você terá muito mais clareza e segurança no controle da destinação final dos resíduos. Por sua vez, a Translix atua com total transparência no processo de destinação dos resíduos coletados. Dessa forma, fica mais fácil ter certeza de que a etapa final do ciclo de vida do produto ou resíduo gerado no seu negócio está de acordo com a legislação ambiental e sem riscos de responsabilidade civil e criminal.

Dê preferência às empresas que atuam com coleta seletiva

A coleta seletiva e a reciclagem ainda não são compulsórias no Brasil. Apesar de a Política Nacional de Resíduos Sólidos ter criado mecanismos para incentivar a prática, o país ainda tem um longo caminho pela frente.

Ao escolher uma empresa de coleta de lixo, dê preferência para aquelas que atuam com coleta seletiva. Além de dar um destino ambientalmente adequado para seus resíduos, essas empresas de coleta estimulam a economia local, ajudando a gerar empregos.

Desde a sua fundação há 40 anos, a Translix tem como principal valor o cuidado com o meio ambiente. Não por acaso, destaca-se no Brasil como pioneira em oferecer aos seus clientes formas eficientes de diminuição do impacto ambiental de suas atividades, tanto por meio da reciclagem quanto da coleta seletiva, da logística reversa e da compostagem.

Ao procurar uma empresa de coleta de lixo para atuar junto ao seu negócio, opte por uma companhia com tradição e compromisso com seus clientes e com o meio ambiente, como a Translix. Não perca tempo e entre já em contato conosco!

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