A adoção de práticas sustentáveis em qualquer modelo de negócio, além de ser benéfica para o meio ambiente e a sociedade, pode fazer toda a diferença no caixa da empresa. Cientes das vantagens econômicas, cada vez mais, empresários estão encarando o investimento em estrutura sustentável como uma prioridade em seus empreendimentos.

Qualquer imóvel pode ser adaptado para tornar-se mais eficiente e ambientalmente adequado, entretanto o ideal é que o espaço onde o novo negócio será instalado já seja planejado de acordo com os parâmetros da construção civil sustentável. O retorno é garantido!

Com as contas de água, luz, refrigeração e, inclusive, coleta de resíduos reduzida, os negócios sustentáveis conseguem otimizar seus lucros e conquistar segurança financeira em tempos de instabilidade econômica.

Para entender como isso é possível e quais são as vantagens de uma estrutura sustentável para o seu empreendimento, siga com a leitura!

Estrutura sustentável e planejamento financeiro

Existem diversas formas de garantir a economia de recursos no dia a dia de uma empresa. Para isso, é preciso contar com o engajamento dos funcionários para que uma rotina consciente de uso racional de recursos seja colocada em prática.

Contudo, para as empresas que realmente querem ver seus gastos mensais reduzidos de forma expressiva, a melhor alternativa é investir em uma estrutura sustentável para o negócio. Essa estrutura requer mudanças no imóvel para que os recursos sejam mais bem aproveitados.

A adequação do imóvel onde o estabelecimento está localizado pode representar um gasto inicial para a empresa. Mas, como falamos, cada vez mais empresários estão encarando essa despesa para adaptação do imóvel como um investimento, uma vez que essa infraestrutura permite uma expressiva redução dos custos de operação.

Essa diminuição pode fazer a diferença, por exemplo, em períodos de instabilidade econômica, como a que o país tem enfrentado nos últimos anos. Com uma boa estrutura sustentável é possível que o empreendimento reduza, inclusive, os custos com coleta. Confira mais detalhes na sequência!

Sistema de reuso de água

Existem várias formas de garantir o reuso de água. Por exemplo, reaproveitando a água utilizada para higienizar alimentos em plantas e jardins, reaproveitando a água de máquinas de lavar para lavar áreas internas e externas, entre outras.

Entretanto, com a instalação de um sistema de reuso e captação de água — que inclui equipamentos como calhas, filtros de areia, cisternas e sistemas de pressurização —, é possível economizar até 40% na conta de água.

Além da economia significativa, a redução do consumo de água proveniente dos sistemas de abastecimento urbano contribui para a diminuição da quantidade de água captada dos rios, evitando o assoreamento e a queda da vazão.

Criação de espaços verdes

Projetar empreendimentos com espaços verdes aumenta a área de drenagem do imóvel, o que auxilia no combate a problemas ambientais urbanos como enchentes e deslizamentos, que colocam em risco a vida da população.

Outra vantagem dessa estrutura sustentável é o conforto térmico dentro do estabelecimento comercial, o que representa economia no que se refere ao uso de ar-condicionado e de ventiladores. Além do conforto visual e térmico, a manutenção de áreas verdes contribui para a redução dos gastos com energia elétrica.

Uso de energia solar

A instalação de placas solares no empreendimento reduz a demanda por energia proveniente do Sistema Unificado de Energia Elétrica, desafogando o sistema e a necessidade de construção de novas usinas de geração de energia. Assim sendo, torna-se possível contribuir para a proteção de florestas, de comunidades tradicionais e da biodiversidade.

Além dos inegáveis benefícios ambientais, com a instalação de placas solares, os empreendedores podem conseguir uma redução de até 90% nos gastos com energia elétrica.

Abrigo de resíduos

O planejamento adequado das áreas de acondicionamento de resíduos é algo indispensável para empreendimentos sustentáveis. A construção dessas áreas é bastante simples, mas seu impacto nos custos de operação da empresa pode ser significativo.

Para uma boa área de abrigo, basta projetar um espaço que:

  • comporte a geração de resíduos da empresa;
  • tenha fácil acesso à via pública;
  • apresente ventilação, paredes impermeabilizadas que facilitem a higienização e cobertura que garanta que os resíduos não fiquem expostos à ação do tempo.

Essa estrutura sustentável é essencial para que os resíduos recicláveis possam ser encaminhados para as plantas de reprocessamento em condições de serem reutilizados e não acabem sendo descartados em aterros sanitários.

Com os resíduos preservados, o empreendimento pode, inclusive, optar pela venda desse material. Logo, além de reduzir os custos com coleta — por permitir que o espaço destinado ao abrigo de resíduos permaneça organizado e tenha condições de armazenar temporariamente o lixo —, essa infraestrutura pode ser o diferencial que possibilitará, à empresa, ganhar dinheiro com seus resíduos.

Para entender melhor como uma estrutura sustentável pode ajudar seu negócio financeiramente, dê uma olhada neste outro texto exclusivo sobre como ganhar “dinheiro” com reciclagem. Boa leitura!

1
Olá!
Como posso ajudar?
Powered by