Para a construção de uma marca consolidada, a cultura e os valores de uma empresa devem perpassar todas as etapas de seu processo produtivo, inclusive sua gestão de resíduos. Nesse sentido, investir na profissionalização dos serviços de gerenciamento, coleta seletiva e transporte de resíduos, mais do que uma obrigatoriedade legal, é uma forma de fortalecer sua marca.

Pensando nisso, neste texto, vamos falar sobre como uma empresa especializada em gestão de resíduos pode contribuir com o seu negócio, e em que casos a contratação desse tipo de serviço é obrigatória por lei. Em seguida, mostraremos o que é preciso saber antes de contratar um fornecedor nessa área. Boa leitura!

O que faz uma empresa especializada na área de gestão de resíduos?

Empresas de gestão de resíduos realizam diversos tipos de serviços. O mais procurado é o de coleta e transporte de lixo. A contratação de um bom fornecedor nessa área é garantia de que a transferência de resíduos até sua destinação final será realizada de acordo com as normas de segurança estabelecidas por lei, e de que a empresa contratante não terá dor de cabeça com a fiscalização ambiental.

Outro tipo de serviço prestado é o suporte na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS. Esse documento é uma obrigação legal para alguns tipos de negócios — como órgãos públicos, mineradoras, empresas do setor agrosilvopastoril e geradores de resíduos de saneamento básico, hospitalar e perigosos. A elaboração do PGRS facilita a gestão do negócio, contribui para a redução dos custos de produção e favorece a reutilização e a redução da quantidade de resíduo gerado.

Com base em seu know-how, algumas dessas empresas também prestam serviços de consultoria, treinamento de pessoal e organização das áreas de descarte e ainda atuam na elaboração de projetos complexos de logística reversa.

Quando é preciso contratar uma empresa de gestão de resíduos?

A contratação de uma empresa especializada na gestão de resíduos é indicada em situações em que há o interesse em aprimorar os processos de gestão com vistas à redução de custos de produção, valorização de resíduos e adoção de práticas sustentáveis.

Já nos casos de estabelecimentos que se caracterizam como grandes geradores de resíduos, a contratação desse tipo de fornecedor é obrigatória. De acordo com a legislação federal, os municípios não são obrigados a disponibilizar serviço de coleta e transporte público dos resíduos para essa classe de geradores. Logo, nos municípios onde a lei dos grandes geradores já foi aprovada, a contratação de fornecedores é indispensável.

Em São Paulo, por exemplo, o Decreto nº 58.701 define como grandes geradores os estabelecimentos públicos, comerciais, institucionais ou industriais que gerem, em média, um valor igual ou superior a 200 (duzentos) litros ou 50 (cinquenta) quilos de lixo diariamente. Também entram na classificação de grandes geradores os condomínios mistos com geração igual ou superior a 1.000 (mil) litros médios diários.

Nesses casos, o uso dos serviços públicos de coleta pode acarretar multas e, até mesmo, a suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento.

Como é feita a contratação de uma empresa de gestão de resíduos?

Para contratar uma empresa de prestação de serviços em gestão de resíduos, como primeiro passo, a contratante deve certificar-se de que a empresa escolhida possui a documentação necessária para atuar na área.

Essa documentação inclui alvará de funcionamento, auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), licença de operação emitida pelo órgão ambiental estadual, autorização da prefeitura para a prestação de serviços, entre outros.

Em São Paulo, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) disponibiliza para consulta a lista de empresas autorizadas pelo órgão a prestar serviços no município. Essa lista pode ser acessada no site da prefeitura.

Além de consultar as informações da prestadora de serviço, é importante ter em mãos alguns dados do contratante, como a quantidade média de resíduo gerada diariamente, a estrutura disponível nas áreas destinadas ao acondicionamento de resíduos, o endereço do estabelecimento, as características dos resíduos descartados, etc.

Essas informações ajudarão a empresa contratada a identificar as necessidades do cliente e, assim, oferecer um serviço personalizado. Entretanto, caso haja dificuldade para identificar características como volume e classe dos resíduos, é possível contar com a ajuda dos profissionais da empresa contratada para a realização de um diagnóstico preliminar. Dessa forma, juntas, as empresas geradora e fornecedora poderão traçar um plano estratégico de gestão de resíduos que traga valor para a empresa contratante.

Como você pode ver, são muitos os benefícios que uma empresa especializada em gestão de resíduos pode trazer para seus clientes. Se você gostou do assunto e quer saber mais sobre as vantagens desse serviço, confira o nosso artigo “Grandes geradores: 7 motivos para contratar uma empresa especializada na prestação de serviço de coleta”!

1
Olá!
Como posso ajudar?
Powered by