A contratação de uma empresa de coleta é uma das preocupações dos grandes geradores. No momento de tomar uma decisão, é importante que os gestores entendam que, mais do que uma prestadora de serviços, a empresa de coleta deve ser uma parceira do grande gerador em todas as etapas de sua gestão de resíduos.

É por isso que vale a pena priorizar as empresas especializadas em coleta, como a Translix, que possuem infraestrutura completa para atender seus clientes em todas as etapas de sua gestão ambiental.

Para ajudar os grandes geradores nessa escolha, neste artigo, falamos sobre 7 dos principais motivos para firmar parceria com empresas especializadas em coleta. Siga com a leitura e veja como o parceiro ideal pode fazer toda a diferença no dia a dia da sua empresa!

1. Frota de veículos especializados em coleta

Assim como os resíduos gerados por uma empresa não são todos iguais, o serviço de transporte e coleta também tem suas especificidades. Uma delas é o tipo de veículo que deve ser utilizado em cada caso.

Por exemplo, resíduos classificados como perigosos, como lixo hospitalar e produtos químicos, devem ser transportados em carrocerias fechadas, fabricadas em material impermeável. Por sua vez, resíduos de construção civil devem ser transportados em caminhões basculantes ou em poliguindastes, que facilitam o manejo desse material. Já os resíduos comuns e orgânicos são mais bem transportados em caminhões compactadores. Enfim, para cada tipo de resíduo há um tipo adequado de veículo.

Ao contratar uma empresa com infraestrutura sólida como a Translix, os grandes geradores têm a certeza de estar firmando uma parceria com uma empresa que dispõe de frota adequada para transportar o resíduo gerado pelo seu negócio.

2. Equipamentos adequados para a coleta

No processo de gestão de resíduos, alguns equipamentos podem facilitar muito a organização e o manuseio do lixo e dos descartáveis. Caçambas, contêineres e prensa para recicláveis são exemplos de equipamentos que permitem a organização e a redução do volume de resíduo gerado. Na Translix, os grandes geradores podem contar com toda essa infraestrutura, o que facilita sua rotina e torna sua gestão de resíduos mais eficiente.

3. Área de Transbordo e Triagem (ATT)

Um dos custos que mais encarecem o serviço de coleta é o transporte do resíduo até a área de destinação final. Para reduzir esse custo, os clientes da Translix utilizam um importante equipamento logístico: a Área de Transbordo e Triagem (ATT).

Na ATT, após um processo de triagem, resíduos similares oriundos de diferentes clientes da Translix são transferidos para caminhões maiores, onde seguem viagem para sua destinação final. Isso contribui para baratear o custo da coleta para os grandes geradores.

4. Segurança legal

Além de pensar em estratégias de gestão de resíduos, os grandes geradores devem ficar atentos à burocracia que envolve o transporte e a destinação final de lixo e recicláveis. Pensar na papelada que envolve a autorização de transporte de resíduos não é tarefa fácil e requer mão de obra especializada.

Uma das vantagens de fazer parceria com a Translix é a garantia de não ter dor de cabeça com toda essa papelada, já que ela gerencia as autorizações necessárias para seus clientes. Com segurança legal, os grandes geradores têm a certeza de estarem transportando e destinando seus resíduos de forma atenta à legislação e munidos de toda a documentação necessária.

5. Parcerias com fornecedores de disposição final licenciados e regularizados

A correta destinação final de resíduos deve ser uma das preocupações dos grandes geradores, afinal a destinação ilegal de resíduos se caracteriza como crime ambiental. Para evitar esse tipo de problema, é preciso escolher locais de destinação final licenciados e regularizados.

A Translix, por exemplo, só firma parceria com fornecedores em situação regular e que tenham autorização para receber o tipo de resíduo a ser destinado. Dessa forma, os grandes geradores sabem que estão dando a destinação final ambientalmente mais adequada para os seus resíduos e evitando futuros problemas para a imagem da sua empresa.

6. Profissionais qualificados

Uma gestão séria de resíduos começa com o processo de identificação do material a ser descartado. Isso envolve, inclusive, o treinamento das equipes internas dos grandes geradores.

Empresas como a Translix dispõem de pessoal qualificado para dar treinamentos in company sobre a gestão de resíduos de seus clientes. Mas a preocupação não para por aí. Os funcionários da Translix são treinados para identificar e segregar adequadamente o lixo dos clientes, o que garante uma prestação de serviço de qualidade em todas as etapas da coleta.

7. Assessoria ambiental para grandes geradores

A geração de resíduos é um assunto sério e que envolve toda a sociedade. Portanto, dependendo do tipo de atividade desenvolvida pela empresa e o tipo de resíduo gerado, uma série de licenças e autorizações são necessárias para que os grandes geradores atuem de forma legal.

Além de atuar no transporte de resíduos, a Translix oferece assessoria ambiental para seus clientes, ajudando-os a buscar as autorizações e licenças necessárias junto aos órgãos competentes, como CETESB, IBAMA e AMLURB.

Como você pode ver, as soluções e a infraestrutura da Translix fazem dela, mais do que uma prestadora de serviço, uma verdadeira parceira dos grandes geradores. Contar com profissionais qualificados e dispostos a prestar o melhor serviço desde o processo de regularização até a destinação final transforma o processo de gestão de resíduo em um investimento na sustentabilidade de toda a cadeia produtiva da empresa.

É por isso que, na hora de contratar, a melhor é opção é sempre escolher empresas especializadas em coleta, como a Translix. Estamos aptos a fazer a coleta das mais variadas classes de resíduos produzidos por grandes geradores. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre todas as soluções que temos para oferecer!

1
Olá!
Como posso ajudar?
Powered by