Com a rotina corrida de gestores e líderes, refletir sobre os impactos ambientais causados pelo negócio e propor soluções são preocupações que, frequentemente, ficam em segundo plano.

Entretanto, diante da urgência das questões ambientais, não há possibilidade dessa reflexão continuar sendo adiada. Afinal, ou buscamos soluções agora ou será tarde demais.

Um dos impactos ambientais mais significativos causados pelo homem é a geração de lixo. O descarte inadequado de resíduos e a falta de empenho em reaproveitar esse material são responsáveis por alterações na composição química dos solos e das águas e, por conseguinte, por ameaçar a vida de plantas, de animais e da própria humanidade.

Pensando nisso, neste texto, vamos discutir a importância do gerenciamento de resíduos para a redução dos impactos ambientais causados pelas mais variadas atividades econômicas. A adoção de um planejamento para a geração e recuperação de resíduos é imprescindível para qualquer empresa que compreenda a importância da discussão ambiental para o futuro dos negócios. Então, siga com a leitura e comece já a reduzir os danos causados pela sua empresa!

O papel das empresas na proteção ao meio ambiente

Além da geração de lixo, problemas como o aquecimento global provocado pela emissão de gás carbônico e o desmatamento são também responsáveis pelo agravamento da crise ambiental e por levarem o planeta Terra à beira do colapso.

A superação desses problemas requer, antes de tudo, políticas públicas eficientes que atuem com a proteção dos recursos naturais, com incentivos à substituição dos combustíveis fósseis e, sobretudo, com o incentivo às iniciativas privadas que atuam com reutilização de resíduos.

Como podemos perceber, não cabe somente às empresas buscarem soluções para a redução de seus impactos ambientais. A obtenção de resultados satisfatórios na recuperação da qualidade ambiental requer a união de todos os setores da sociedade.

Entretanto, ainda que a ação das empresas de forma isolada não seja suficiente, é preciso compreender que o envolvimento das instituições privadas é indispensável para o enfrentamento da crise ambiental. O primeiro passo para as empresas se engajarem na construção de uma economia sustentável é seguir as normas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A PNRS entende que o tratamento ambientalmente adequado de resíduos sólidos é uma obrigação legal das empresas. Portanto, mais do que uma questão ética, para garantir a legalidade do negócio, é imprescindível que elas planejem o descarte e o tratamento de seus resíduos.

Para entender melhor as exigências da PNRS e o que é preciso fazer para adequar sua empresa à legislação, vale a pena consultar o e-book gratuito PNRS: Como seguir as exigências em seu negócio?

A importância do gerenciamento de resíduos na redução dos impactos ambientais

A diminuição da geração de resíduos e o investimento em estratégias de reaproveitamento desse material são algumas das formas mais eficientes de redução dos impactos ambientais causados pelas mais variadas empresas.

Para colocar esse projeto em prática, é fundamental que os gestores elaborem um plano de gerenciamento de resíduos que servirá de diretriz para a forma como toda a equipe vai manusear os resíduos, desde a geração até o descarte.

O planejamento do gerenciamento de resíduos pode contribuir ativamente com a redução do volume de material descartado, trazendo economia nos custos de coleta e transporte de lixo. Além disso, com um bom planejamento da destinação dada a esses materiais é possível, até mesmo, gerar uma fonte de renda por meio da venda deles para empresas de reciclagem.

A elaboração de um plano de gerenciamento deve ser pensada levando em consideração as características e necessidades de cada empresa. Para saber como começar a elaborar um plano de gerenciamento para o seu negócio, confira este outro e-book gratuito Como Gerenciar resíduos sólidos em 5 passos simples. Esse material foi produzido pela equipe da Translix e explica o passo a passo para fazer a gestão do lixo.

A urgência da adoção de práticas sustentáveis de gestão de resíduos

Como falamos no começo deste texto, é urgente que as empresas adotem práticas sustentáveis em seu processo produtivo a fim de colaborar com a redução dos impactos ambientais. Entre elas está o gerenciamento de resíduos.

Um erro comum que algumas empresas cometem quando tratam desse assunto é pensar o gerenciamento de resíduos como um custo extra no processo de produção. Mas é justamente o contrário: o gerenciamento de resíduos é uma prática de excelência em gestão que, além de reduzir os impactos ambientais, garante uma organização interna mais eficiente e uma gestão estratégica dos recursos da empresa.

Assim sendo, não deixe para amanhã a adoção de um gerenciamento de resíduos eficiente. Além de reduzir os impactos ambientais do seu negócio, o gerenciamento de resíduos pode ser uma excelente ferramenta de gestão voltada para o futuro da sua empresa.

Entre em contato conosco e saiba mais detalhes sobre os serviços que oferecemos, incluindo consultoria para a elaboração desse tipo de gerenciamento.

1
Olá!
Como posso ajudar?
Powered by