A ISO 14001 é uma das formas mais eficientes e reconhecidas internacionalmente para que empresas de todos os portes certifiquem a sustentabilidade de seus processos produtivos ou de prestação de serviços.
Ao passarem pelo processo de certificação da ISO 14001, bares e restaurantes podem ser muito beneficiados, na medida em que comprovar a responsabilidade ambiental é uma tática bastante relevante para atrair e fidelizar clientes.

Neste texto, vamos falar sobre quais são os aspectos avaliados pela ISO 14001. Siga com a leitura e descubra se o seu restaurante cumpre os requisitos para ser certificado e, ainda, o que é preciso ser feito para aprimorar o seu sistema de gestão ambiental!

O que é a ISO 14001?

A ISO 14001 é uma norma internacional utilizada para avaliar a qualidade dos sistemas de gestão ambiental e sua eficácia em empresas de todos os portes.

As certificadoras utilizam critérios que seguem padrões internacionais de qualidade. Porém, a conjuntura local e o setor no qual a empresa a ser certificada se insere também são levados em consideração.

A nova versão da ISO 14001, publicada em 2015, passou a voltar uma atenção ainda maior para o contexto da organização. O objetivo é que o sistema de gestão ambiental possa integrar da melhor forma possível o processo produtivo, tornando-se intrínseco às atividades diárias da empresa.

Portanto, para obter a certificação, é necessário passar por um processo de auditoria que leva em consideração tanto as especificidades das atividades desenvolvidas pelo seu bar ou restaurante como os critérios internacionais de qualidade.

Sistema de gestão ambiental

Em termos gerais, um sistema de gestão ambiental consiste em uma série de processos adotados por uma empresa de forma sistematizada e tem por objetivo garantir o cumprimento de um padrão de qualidade ambiental, mantendo a sustentabilidade do processo produtivo em sua totalidade.

Dessa forma, ele deve prezar por verificar regularmente o cumprimento da legislação referente ao meio ambiente, diagnosticar problemas de ordem ambiental e buscar soluções para mitigá-los.

O processo de certificação da ISO 14001 não apenas avalia a eficácia desses sistemas de gestão ambiental, mas também auxilia na melhoria dos seus procedimentos. A auditoria deve ajudar as empresas a adotarem medidas sustentáveis e a se adequarem devidamente à legislação ambiental.

O que é avaliado pela certificação ISO 14001?

Como citado, as certificadoras atuam por meio da realização de auditorias nas empresas. Essas auditorias iniciam seu trabalho buscando identificar o ciclo de produção completo. Ou seja, em restaurantes, é preciso avaliar desde a procedência dos alimentos e produtos comercializados até a identificação dos passivos ambientais gerados pela atividade.

Após a realização desse diagnóstico inicial, a certificadora pode apontar medidas que o restaurante deverá adotar para aprimorar o padrão de qualidade do seu sistema de gestão ambiental. Essas melhorias e esses condicionantes da certificação buscam elevar a qualidade das ações tomadas pelo restaurante e estão diretamente ligadas à preservação dos recursos ambientais e sociais.

Quais são os benefícios de ser certificado?

O processo de auditoria e certificação com a ISO 14001 pode trazer diversos benefícios para o estabelecimento, uma vez que ajuda a reforçar os valores da marca e seu compromisso ambiental diante de um público consumidor cada vez mais exigente.

Além disso, a certificação pode colaborar de forma eficiente com o processo de gestão como um todo. Para adotar um alto padrão de qualidade, é preciso adequar as instalações do restaurante, investir tempo na conscientização dos colaboradores e engajar todas as pessoas envolvidas, de funcionários a clientes, na minimização do impacto ambiental gerado pelas atividades realizadas pela empresa.

Esse tipo de padrão de qualidade proporciona redução de custos no processo de produção por meio da economia dos recursos naturais. Além disso, permite uma maior organização na rotina, ajudando os colaboradores a se tornarem mais produtivos diante de um processo de gestão claro e eficiente.

Como a Translix pode ajudar seu restaurante no processo de certificação?

A Translix vem ajudando diversas empresas a manterem seu sistema de gestão ambiental eficiente. Como o principal passivo ambiental de bares e restaurante é a geração de grande quantidade de lixo, em especial resíduos orgânicos, a busca por alternativas que permitam reutilizar esses materiais ou descartá-los de forma adequada é imprescindível.

Assim sendo, a Translix possui uma infraestrutura completa para reciclar os mais variados tipos de resíduos. Com uma expertise de mais de 40 anos, a empresa vem auxiliando seus clientes a realizarem diagnósticos e adequarem-se às exigências da legislação ambiental e aos mais altos padrões internacionais de qualidade.

Para conhecer melhor o trabalho da Translix, visite o nosso site ou entre em contato pelo telefone (11) 2591-3900.