Em uma rápida visita à home de qualquer página jornalística, temos a percepção que o agravamento dos problemas ambientais é tema de debates ao redor de todo o mundo. Tanto governos quanto sociedade civil, correm contra o tempo para buscar soluções que aliem o crescimento econômico à preservação dos recursos naturais. Nesse contexto, a busca por fontes de lucro sustentável é uma forma do setor privado contribuir com a sociedade.

O conceito de lucro sustentável, consiste na associação entre os esforços para a obtenção de lucro financeiro com o interesse da empresa por atuar de forma ética e com responsabilidade social. Na prática, isso significa a observância atenciosa da legislação ambiental e trabalhista, o investimento em qualidade de vida para os funcionários e a adoção de práticas que minimizem o impacto da sua produção.

A redução da geração de resíduos é uma das formas mais eficientes de diminuição do impacto ambiental das empresas. Existem diferentes maneiras de reduzir a geração de lixo e, entre elas, está a comercialização de resíduos. Por meio dessa prática, a empresa consegue diminuir a quantidade de material que seria enviada para os aterros sanitários e, ainda, transformar seu resíduo em uma fonte de lucro sustentável.

Para empresas de pequeno e médio porte, o modo mais indicado de começar a comercializar seus resíduos é participando de uma rede de geradores. Para entender os benefícios de se associar a uma, siga com a leitura!

Entenda os desafios do mercado de resíduos

Uma das maiores dificuldades que as empresas encontram para comercializar resíduos, é encontrar compradores interessados na aquisição dos materiais. Esse problema pode ser mais facilmente resolvido quando a geradora conta com parceiros experientes no mercado, como a Translix. Isso porque empresas desse tipo possuem uma ampla rede de contatos e parceria com compradores de diferentes classes de resíduos, o que facilita a inserção de seus clientes no mercado.

Outra dificuldade dos geradores diz respeito ao volume de resíduo disponível para comercialização. Geralmente, as indústrias que trabalham com reprocessamento de resíduos preferem comprar esse material em grande volume, uma vez que dessa forma é possível economizar com frete, tempo e mão de obra.

Entretanto, nem sempre empresas pequenas e médias conseguem entregar uma elevada quantidade de resíduos regularmente, o que os torna menos competitivos no mercado. Nesses casos, participar de uma rede de geradores pode oferecer inúmeras vantagens, principalmente a possibilidade de obter uma melhor negociação na venda dos resíduos.

Saiba como uma rede de geradores pode contribuir com o lucro sustentável do seu negócio

Ao participar de uma rede de geradores, sua empresa passará a vender seus resíduos em conjunto com outras. Dessa forma, o volume do material disponível para comercialização será mais atrativo para as indústrias de reprocessamento, facilitando o escoamento do material.

Outra vantagem é a redução dos custos de transporte, uma vez que os gastos com o deslocamento serão absorvidos pelas geradoras de forma coletiva, sem sobrecarregar uma única empresa.

Descubra como montar uma rede de geradores

O primeiro passo para montar uma rede de geradores, resume -se na busca por empresas com geração da mesma classe de resíduos e, de preferência, localizadas em áreas próximas, a fim de facilitar o processo logístico de coleta e transporte do material.

Como você pode ver, a empresa transportadora de resíduos exerce um papel fundamental na rede de geradores, uma vez que ela é responsável por unificar o material coletado e garantir o transporte até as plantas de reprocessamento. Logo, uma alternativa para participar de uma rede de geradores é buscar se unir aos clientes da sua empresa de coleta.

A Translix, por exemplo, trabalha organizando, entre os seus clientes que buscam por lucro sustentável, redes de geradores para garantir que, independentemente do volume gerado, o cliente consiga reinserir seus resíduos no mercado.

Além de intermediar a comunicação entre diferentes empreendimentos, a Translix organiza a coleta das empresas de uma mesma região para reduzir os custos com transporte, favorecendo o cliente e, ainda, reduzindo a emissão de gás carbônico do transporte de resíduos.

Se você tem interesse em montar uma rede de geradores para obter lucro sustentável e não sabe por onde começar, estamos à disposição para compartilhar nossa experiência de mais de 40 anos com sustentabilidade. Entre em contato conosco pelo telefone (11) 2591-3900 ou nos envie uma mensagem pelo nosso site!

1
Olá!
Como posso ajudar?
Powered by